Pages

Saturday, January 25, 2014

Minimalisando

Neste último mês ensaiei mentalmente vários posts para este blog. Todos eles com tom de frustração. Post como é difícil ser minimalista numa viagem.
Como é difícil ser minimalista ao viajar para um país onde os preços são infinitamente menores que no Brasil.
Como é difícil ensinar pros filhos que existem outras crianças que podem aproveitar aquele mesmo brinquedo, roupa ou sapato muito mais que ele hoje.
Como mesmo depois de faxinas e mais faxinas ainda sinto que todos os meus esforços ainda são apenas a ponta de iceberg.

Mas hoje o dia foi diferente. Fui pega de surpresa com uma frase do meu filho de 5 anos que nunca pensei que ia ouvir.

Ele estava brincando com um primo, que é apenas um ano e meio mais novo. Aí num determinado momento ele veio até mim e disse, "mãe dei todos os meus sapatos pequenos para o meu primo" - eu não sabia o que pensar, perguntei:
 - quais sapatos?
-  todos! - ele respondeu sorrindo.

Resolvi então ir ver de perto que estava acontecendo, ainda sem saber se estava sonhando ou acordada. Seria mesmo possível que meu filho de apenas 5 anos já sabe que não precisamos guardar o que não usamos mais? Que existem mesmo outras crianças que podem usar bem aquilo que já não serve mais?

Cheguei e me deparei com esta cena:


Alí, no chão do quarto dele, estavam todos os sapatos que não cabiam mais nos seus pézinhos. Os mesmos que ele ofereceu alegremente para o seu primo.

Depois de mais de um mês sem escrever aqui, sem trabalhar no meu minimalismo, sem sentir que eu estava fazendo alguma diferença, recebo este presente do meu filho, um simples ato, que me deu toda a força para continuar.

1 comment:

  1. Que amor de criança!
    Podemos sempre aprender alguma coisa com eles!

    ReplyDelete